Ter um site não é só para empresas de internet: negócios locais também necessitam de presença digital, e a criação de site é o primeiro passo para conquistar visibilidade.
Relevância nas buscas e para sua marca
Hoje, 2.4 bilhões de pessoas no mundo andam diariamente com seus smartphones. Essa mudança de comportamento provocada pela transformação digital faz com que cada vez mais as pessoas utilizem as buscas para (quase) tudo.
E para ser considerado relevante nas buscas, ter um site é fundamental: os buscadores entendem como mais relevante um empreendimento que tenha site do que um que não tenha.
Mesmo que seu negócio apareça no mapa do Google, ele ainda vai ter menos relevância e prioridade do que outros negócios que tenham site. Dessa forma, isso também irá gerar maior visibilidade para a sua marca.
Atração de clientes
A criação de um site vai impactar diretamente na atração de mais clientes para o seu negócio – justamente porque as pessoas buscam de tudo.
E com um bom trabalho de SEO (otimização para buscadores), as pessoas podem conhecer o seu negócio mesmo buscando por diferentes informações nem sempre relacionadas diretamente a ele.
Por exemplo: o site de um restaurante japonês pode ter um blog que explique como é a cultura japonesa e a origem dos pratos que o mesmo oferece. Ao pesquisar sobre “origem de pratos japoneses”, o site do restaurante pode ser encontrado.
Um site permite que você conquiste um alcance muito maior de pessoas.
Um site é um canal, mas não é o único
É importante lembrar que ter uma página no Facebook ou um perfil de Instagram não substituem a necessidade de um site.
Dependendo do seu negócio, é importante ter presença em todos os canais – mas o site é o básico que permeia qualquer estratégia. Até porque ao investir em campanhas digitais, você precisa levar o seu cliente para algum lugar quando ele clicar nos anúncios ou e-mails.
Criação de site também é relacionamento
Um site permite que você abra um canal a mais de contato e relacionamento com clientes, fornecedores e potenciais consumidores.
É um espaço no qual você pode divulgar as novidades da empresa, informações para os potenciais clientes e também realizaro atendimento ao consumidor.
Ter um site é como ter uma “filial” do seu negócio na internet. Ele pode inclusive ser uma vitrine de vendas incrível e com muitos resultados positivos para sua empresa.
É possível captar também informações de seus clientes, para oferecer futuramente produtos e serviços mais personalizados e também criar uma lista de clientes e prospects com a mesma finalidade.
Design responsivo
Um ponto imprescindível é que seu site funcione bem em qualquer dispositivo: seja computador, celular ou tablet.
Mais de 50% dos acessos à internet já são feitos em dispositivos móveis, então você precisa garantir presença e fluidez em qualquer lugar.
O site também precisa ser leve, principalmente no Brasil aonde o acesso a internet móvel ainda é caro e limitado.
Conclusão
Você ainda tem alguma dúvida da importância de criar um site para seu negócio? Mande uma mensagem ou escreva aqui nos comentários a sua opinião!